Receba notícias em seu email

MSC

Obras do Moegão atingem 75% de execução no Paraná

A Portos do Paraná, empresa que administra terminais portuários paranaenses, anunciou, nesta quarta-feira (29), que foram concluídos na primeira quinzena deste mês 75.1% das obras do ‘Moegão’ que está construindo em Paranaguá. De acordo com a autoridade portuária, já estão prontos 83,17% da parte civil, referente à estrutura física, 80,33% das instalações mecânicas e 48,93% da parte elétrica. A previsão é de que todos os serviços sejam terminados até janeiro de 2026.

O Moegão, informou a Portos do Paraná, poderá receber até 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano e servirá para receber cargas destinadas aos terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex) do porto. O investimento é de R$ 650 milhões de recursos próprios da Portos do Paraná e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


PUBLICIDADE



Segundo a empresa, a entrada em operação do Moegão vai permitir ampliar dos 550 vagões que podem ser descarregados atualmente nos terminais de exportação para até 900 vagões por dia. A previsão é de que, com a instalação, sejam descarregados 180 vagões a cada cinco horas.

A autoridade portuária explicou que esse volume poderá ser alcançado porque as composições férreas não precisarão entrar nos armazéns, e manobras que são feitas hoje deixarão de ser necessárias. Além disso, o número de cruzamentos com interrupções nas vias de acesso à área portuária cairá de 16 para 5. E os granéis vegetais seguirão por correias transportadoras até 11 terminais interligados ao sistema e, de lá, para os navios.






Navalshore

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira