Receba notícias em seu email

MSC

Obras do Moegão atingem 75% de execução no Paraná

A Portos do Paraná, empresa que administra terminais portuários paranaenses, anunciou, nesta quarta-feira (29), que foram concluídos na primeira quinzena deste mês 75.1% das obras do ‘Moegão’ que está construindo em Paranaguá. De acordo com a autoridade portuária, já estão prontos 83,17% da parte civil, referente à estrutura física, 80,33% das instalações mecânicas e 48,93% da parte elétrica. A previsão é de que todos os serviços sejam terminados até janeiro de 2026.

O Moegão, informou a Portos do Paraná, poderá receber até 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano e servirá para receber cargas destinadas aos terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex) do porto. O investimento é de R$ 650 milhões de recursos próprios da Portos do Paraná e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


PUBLICIDADE



Segundo a empresa, a entrada em operação do Moegão vai permitir ampliar dos 550 vagões que podem ser descarregados atualmente nos terminais de exportação para até 900 vagões por dia. A previsão é de que, com a instalação, sejam descarregados 180 vagões a cada cinco horas.

A autoridade portuária explicou que esse volume poderá ser alcançado porque as composições férreas não precisarão entrar nos armazéns, e manobras que são feitas hoje deixarão de ser necessárias. Além disso, o número de cruzamentos com interrupções nas vias de acesso à área portuária cairá de 16 para 5. E os granéis vegetais seguirão por correias transportadoras até 11 terminais interligados ao sistema e, de lá, para os navios.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira