O Órgão de Gestão de Mão-de-Obra Avulsa do Porto do Rio Grande (Ogmo/RG) recebeu, recentemente, a certificação do Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família, desenvolvido desde 2008.
O reconhecimento veio através do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o escritório da Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). No final do ano passado, consultores do Sesi realizaram uma pesquisa com os trabalhadores portuários avulsos para avaliar o desenvolvimento do projeto.
Os índices apontados demonstraram estabilidade em relação à observação inicial do trabalho, o que é considerado positivo pela analista técnica da unidade de Responsabilidade Social do Sesi, Amélia Nonticure, levando em conta a situação da sociedade e o constante aumento nos percentuais de consumo.
Para o diretor do Ogmo, André Ortigara, a certificação foi possível em função do trabalho das equipes integrantes dos Comitês Coordenador e Facilitador, que planejam e criam as estratégias de aplicação do projeto.
Diante dos resultados, Ortigara destaca que o projeto conta com a aprovação de uma expressiva parcela dos trabalhadores e observa que a continuidade do trabalho é muito importante. “A expectativa é que o projeto possa trazer novos frutos em prol da qualidade de vida dos trabalhadores avulsos do porto”. De acordo com o relatório de consultores, o público trabalhado pelo projeto se constitui basicamente de homens, adultos maduros, com escolaridade equivalente ao Ensino Médio Completo e cujo tempo de desempenho em uma atividade de risco se aproxima, em média, de duas décadas.
Os dados da pesquisa apontam ainda que os trabalhadores avaliaram positivamente a aplicação de estratégias, destacando a efetividade na aprendizagem de conteúdos referentes à saúde, na melhoria da segurança do trabalho e na prevenção ao uso de substâncias, incluindo o diálogo em família.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE