De 10 de julho a 02 de agosto, o Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Santos (Ogmo-Santos) abre inscrições para o Programa de Atualização Técnica Profissional para os trabalhadores portuários avulsos (TPAs). O Programa foi desenvolvido de acordo com as determinações da Lei nº 12.815, a Nova Lei dos Portos, tendo como base as normas regulamentadoras em saúde e segurança do trabalho, e consiste em reciclar e formar TPAs para a movimentação de carga e operação de aparelhos e equipamentos portuários.
Inicialmente, serão convocados os monotécnicos de estiva e os operadores de máquinas e equipamentos de capatazia (representados, respectivamente, pelos Sindestiva e Sindogeesp), tendo em vista a importância destas atividades e o seus impactos nas questões de segurança do trabalho.
Como parte da primeira etapa do Programa, serão realizadas bancas examinadoras para reconhecer formalmente a habilitação dos trabalhadores que exercem estas atividades e não possuem a devida certificação. Entretanto, só poderá submeter-se à banca examinadora o trabalhador que possuir certificação em todos os cursos considerados pré-requisitos pelo programa. O Ogmo disponibilizará vagas nestes cursos, prioritariamente, à estes trabalhadores durante os meses de agosto a outubro deste ano.
Durante o Programa de Atualização Técnica serão ministrados os cursos Básico de Arrumação e Estivagem Técnica, Operação com Cargas Perigosas, Sinalização e Movimentação de Carga, Procedimento Operacional Padrão de Contêiner e Sacaria, Curso de Capacitação em Segurança do Trabalho Portuário e Curso de formação profissional específicos da atividade.
PUBLICIDADE