O ex-secretário de Planejamento do Estado, Osman Cartaxo, disse que deixou pronto, ou em fase de estudo, projetos que vão ajudar no desenvolvimento do Estado. A declaração foi feita e se referindo a uma afirmação do deputado Ricardo Barbosa (PSB) no Programa Rede Verdade de que o Governo Maranhão não tinha nenhum projeto para construção do Porto de Águas Profundas e para a construção do Metrô de superfície na cidade e João pessoa. Segundo Osman o deputado esta mal informado e “ele deveria procurar saber quais os projetos que foram deixados na Seplag”.
Ele garantiu que o estudo e o projeto de viabilidade técnica do porto de águas profundas ficaram prontos e se encontram na Seplag, bastando que o atual Governo se interesse e busque os recursos, pois “o porto é viável e pode ajudar muito a desenvolver a Paraíba e nosso estado não pode ficar a mercê dos demais estados da região”, comentou.
Sobre o metrô de superfície, Osmam informou que o estudo está pronto e se encontra no Departamento de Estradas e Rodagens – DER, 12 empresas se interessaram pelo projeto e somente duas não se habilitaram para a executar o empreendimento.
O ex-secretário de Planejamento revelou que outro projeto deixado foi da implantação da ZPE’s – Zonas de Processamento e Exportação, cujo projeto se encontra na Assembléia Legislativa (AL) desde setembro do ano passado.
Outro projeto citado por ele foi o estudo do potencial eólico da Paraíba, um estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com a Eletrobrás. Osmam observou que os projetos citados por ele são exemplo do que foi deixado pelo governo Maranhão e alfinetou Ricardo Barbosa dizendo que ele “deveria se informar melhor antes de fazer declarações a imprensa”.
Outros exemplos citados por ele, foi o do pólo produtor de cimento e fertilizantes com a exploração das minas de fosfato que existem no Estado. Por fim Osman citou a interligação da Paraíba com a linha férrea da Trans-nordestina.
Fonte: Paraiba.com
PUBLICIDADE