Receba notícias em seu email

MSC

Paranaguá e Antonina vão crescer

Os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, deverão passar por um novo ciclo de expansão. Em audiência realizada ontem na Assembleia Legislativa do Paraná, o superintendente de ambos os portos, Luiz Henrique Dividino, apresentou um programa de ampliações e modernizações cujo cronograma contempla atividades portuárias dos próximos vinte anos. "Não bastam ideias, precisamos transforma-las em projetos", defendeu.

antonina-porto-350Dividino destacou que, pela primeira vez, o porto de Antonina será contemplado no processo de dragagem – assim, retomará a profundidade de 8,5 metros depois de mais de uma década. "O porto de Antonina bateu recordes de movimentação no ano passado e, a partir da nova dragagem, vamos viabilizar ainda mais as operações naquele terminal", garantiu.

Parlamentares questionam, porém, a contratação de um serviço de dragagem em detrimento da compra de uma draga. Dividino garante que em hipótese nenhuma a compra da máquina seria rentável. "Além do custo do equipamento, temos de levar em conta os custos com revisões, pessoal para operar, docagem", rebateu. Segundo ele, o processo de dragagem deve começar nos próximos meses.

O Plano de Trabalho e Programa de Expansão dos Portos de Paranaguá e Antonina também será apresentado em Brasília, na Secretaria de Portos e na Agência de Transportes Aquaviários – órgãos responsáveis pela política e fiscalização do sistema portuário brasileiro. "Precisamos estar sintonizados com as diversas esferas governamentais", entende Dividino.






PUBLICIDADE




Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira