MSC

Parceria entre governos resulta na instalação de Terminal Pesqueiro Público

A Paraíba saiu na frente dos Estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte e conta agora com um Terminal Pesqueiro Público – TPP, resultante de uma parceria entre o Governo federal e o Governo do Estado, totalizando investimentos de mais de R$ 14 milhões. Ao lado do governador em exercício, Luiz Sílvio Ramalho, o ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, inaugurou a obra, que está localizada em área contígua ao Porto de Cabedelo e que contribuirá para o fortalecimento e dinamização da cadeia produtiva da pesca na Paraíba e no Nordeste.

O governador em exercício, Luiz Sílvio Ramalho, ressaltou a importância da obra, lembrando que o Porto de Cabedelo passou os últimos anos sem grandes destaques em nível de trabalho. Ele disse que o Terminal Pesqueiro vai melhorar a economia de Cabedelo e do Estado como um todo e fez um apelo ao ministro Altemir Gregolin para que seja também dada atenção aos pescadores paraibanos que vivem em outras regiões, como o Sertão.

O ministro Altemir Gregolin disse que o Terminal Pesqueiro Público possibilitará que Cabedelo seja transformado num pólo atuneiro do Nordeste, como já foi no passado, quando teve mais de 90 barcos fazendo desembarque de pescado, cujo trabalho se perdeu por falta de investimentos. “Nosso objetivo é exatamente resgatar esse polo de pesca, não só para a Paraíba, mas para o Nordeste”, observou, informando que a obra vai beneficiar mais 3 mil pescadores da região e diversos empresários. E anunciou a construção de dois barcos de pesca no valor de R$ 4 milhões, cada, que já estão quase prontos e serão inaugurados em breve; e a assinatura de contratos para construção de mais três embarcações. “Esse terminal será fundamental para o desenvolvimento da pesca oceânica no Nordeste”, destacou.

Durante a solenidade de inauguração foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab para gestão compartilhada do Terminal Pesqueiro de Cabedelo.

O TERMINAL

O Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo possui uma área construída de 3,6 mil metros quadrados, com instalações de apoio à atividade pesqueira: ancoradouros, cais de acostagem, galpão industrial com salas de beneficiamento, câmaras frigoríficas e entreposto comercial, além de edificações destinadas às atividades administrativas e de apoio, sala para os fiscais federais agropecuários, estação de radiocomunicação, uma casa de máquinas para os equipamentos de refrigeração, sala de manutenção e uma subestação de energia elétrica.

As principais atividades que serão realizadas no terminal contemplam a recepção, o beneficiamento, a lavagem, a classificação, a pesagem, o armazenamento de pescado fresco/congelado e de iscas, bem como o fornecimento às embarcações de combustível, gelo, energia elétrica, aguada, víveres e petrechos.

A implantação do terminal, além de fortalecer a cadeia produtiva da pesca local, vai gerar novos postos de trabalho, aumento de renda, melhoria da qualidade sanitária dos produtos e o aumento da arrecadação fiscal, por meio da formalização das relações de trabalho.

Fonte: Click PB/Assessoria



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira