Navalshore 2024

Piracicaba está otimista quanto à inclusão na hidrovia do Tietê

Após 19 anos de tentativas frustradas, o deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba, Antônio Calos Mendes Thame (PSDB), está otimista com relação à criação da barragem de Santa Maria da Serra, que vai permitir a inclusão de Piracicaba na rota da hidrovia Tietê-Paraná. Recentemente, os governos federal e estadual anunciaram uma verba de R$1 bilhão para obras de modernização e ampliação da via. A tentativa agora é fazer com que parte deste recurso seja usado em prol da região.

Segundo Thame, que se reuniu esta semana com o diretor-presidente do Departamento Hidroviário da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, Casemiro Tércio Carvalho, o momento é favorável, já que, agora, com o anúncio da verba, há uma perspectiva concreta de investimento na hidrovia.

“Agora há um programa. Desta vez, não é preciso convencer sobre a importância de trazer a hidrovia para esta região. A questão agora é mostrar o ponto positivo no custo-benefício. Posso dizer que a sinalização é a mais positiva possível”, disse.

Caso seja mesmo concretizada a criação da barragem, o remanso chegaria até o distrito de Ártemis, incluindo Piracicaba na rota da hidrovia. Os impactos para a região, neste caso, vão desde melhorias no trânsito até geração de emprego, aquecimento da economia e abastecimento de água.

A capacidade da via é de transportar uma carga de até 2,4 mil toneladas, o que tiraria das estradas o equivalente a 80 caminhões. Para Thame, além de tornar as estradas mais seguras, isso reduziria a quantidade de emissão de gases poluentes na atmosfera.

Esse aspecto ecológico positivo pode ser levado em consideração pelo hoverno como ponto de compensação para os impactos ambientais que a criação de uma barragem, que poderá atingir até 12 metros de altura, inevitavelmente acarretará no ecossistema local.

Pelo projeto do deputado, a barragem, além de ser utilizada para o prolongamento da hidrovia até Piracicaba, também poderia comportar a construção de uma pequena usina hidrelétrica e também ajudaria no abastecimento das comunidades locais.

“Enxergamos essa barragem dentro dos usos múltiplos da água”, afirma Thame que agora vai se reunir com o Secretário de Transporte do Estado de São Paulo.

Fonte: EP Piracicaba

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira