Receba notícias em seu email

Navalshore

Porto de Paranaguá assina primeira concessão de canal de acesso no Brasil

O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou, nesta sexta-feira (6), a ordem para a primeira concessão de canal de acesso de um porto público no Brasil, no Porto de Paranaguá (PR). A concessão, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025, terá duração inicial de 25 anos, podendo ser prorrogada por até 70 anos. Com um investimento estimado de mais de R$ 1 bilhão, o projeto visa ampliar a capacidade do canal, aumentando o calado do porto de 11,5 metros para quase 15 metros e atraindo novos investimentos para fortalecer a infraestrutura e a logística da região. A proposta foi encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU) em novembro. O modelo será replicado nos portos de Santos (SP) e Itajaí (SC).

Durante o evento, também foi assinado o edital do primeiro bloco de licitações do Porto de Paranaguá, com leilão marcado para fevereiro de 2025, envolvendo cinco áreas voltadas à movimentação de granéis sólidos e vegetais. A Portos do Paraná destacou que a regularização de 100% das áreas portuárias e a ampliação da infraestrutura reafirmam a importância de Paranaguá para a logística e o agronegócio nacional.


PUBLICIDADE



O Porto de Paranaguá, parte do complexo portuário do Paraná e o segundo maior do Brasil, movimenta 25% dos fertilizantes consumidos no país e lidera no escoamento de soja e derivados. A previsão é de um recorde de 67 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2024. 






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira