MSC

Porto de Paranaguá retoma todas as exportações da cooperativa Coamo

A Coamo Agroindustrial, maior cooperativa da América Latina, retomará todas suas movimentações via porto de Paranaguá. A empresa paranaense, presente também nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, estava realizando parte de suas exportações de carga refrigerada através do terminal catarinense de São Francisco. Segundo o presidente da empresa, José Aroldo Gallassini, melhorias na infraestrutura portuária, aumento no número de janelas públicas de atracação e possibilidade de receber navios maiores, motivaram a decisão do grupo.

“Nos próximos meses, praticamente 99% de toda nossa produção será exportados por Paranaguá. A movimentação de farelo de soja, soja e milho já é feita através do terminal, que sempre ofereceu os menores custos e que permite preço do frete bem abaixo dos demais portos brasileiros. A intenção é movimentar também nossa linha de margarinas”, afirma Gallasini.

Para o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, João Batista Lopes dos Santos, a retomada das exportações de margarina foi possível graças ao comprometimento do Governo do Paraná em promover melhorias constantes, como a ampliação da capacidade da subestação da Copel em Paranaguá. “Hoje, o Terminal de Contêineres de Paranaguá, o TCP, conta com três mil tomadas para os contêineres refrigerados, o maior número do país. O governador Orlando Pessuti tem demonstrado preocupação em garantir que a Copel consiga acompanhar o crescimento do setor e entende a necessidade de ampliar o fornecimento de energia”, disse.

Em 2009, a Coamo respondeu por 11% do total exportado por todas as cooperativas do Brasil, juntas. A empresa reúne mais de 22 mil cooperados e atua tanto no campo quanto em atividades industriais de esmagamento e refinaria de óleo, hidrogenação e fabricação de margarinas. São 112 unidades de produção, incluindo a indústria de esmagamento de soja e o armazém portuário em Paranaguá, que terá capacidade ampliada.

Uma reunião entre a diretoria da Coamo e da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), adiantou o investimento de R$ 10 milhões na construção de duas esteiras rolantes que ligarão a indústria e o armazém da empresa até a faixa portuária. “Cada uma terá capacidade de movimentar 1,5 toneladas de grãos por hora, o que garantirá agilidade a todo o processo de embarque”, contou Gallassini.

O superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, destacou a decisão da Coamo de concentrar a movimentação de dois tipos diferentes de cargas em Paranaguá: grãos e produtos refrigerados. “É o reconhecimento de que o porto não é mais exclusivamente graneleiro, apesar de continuarmos líderes nacionais na exportação de farelos e oferecermos uma série de vantagens aos exportadores de grãos. O fortalecimento na logística e a ampliação do perfil econômico do terminal fizeram com que Paranaguá assumisse a liderança também na exportação de congelados, madeira e óleos vegetais, por exemplo”, diz.

Fonte: D24am.com



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira