O Porto do Recife iniciou o processo licitatório para a construção do futuro Terminal Marítimo de Passageiros, umas das obras de infraestrutura mais importantes para o que o Recife possa receber jogos da Copa de 2014.
Com a publicação ontem (3/8) no Diário Oficial do Estado da chamada abertura de propostas, a diretoria do ancoradouro espera que em outubro seja iniciada a construção do terminal no Armazém 7, orçado em cerca de R$ 19 milhões. Os recursos para a obra virão da Secretaria de Portos e integram a segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC 2.
O terminal terá postos da Receita Federal, da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de área de check-in, local para armazenar bagagens e todos os serviços de recepção de turistas.
“Em paralelo à seleção da empresa que irá construir o local, iremos elaborar o estudo de viabilidade financeira para uso do terminal que será apresentado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Quantas lojas ele terá, o número de restaurantes e lanchonetes, se os espaços serão arrendados, por quanto, etc.”, explicou o presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes ao "Jornal do Commércio".
Espera-se que já em 2011 os turistas de cruzeiros marítimos possam utilizar as novas instalações. Operadoras de turismo acreditam que a vinda das embarcações durante a Copa de 2014 - pela primeira vez nessa época do ano - irá reforçar a oferta hoteleira no Estado.
Em 2009, mesmo com uma estrutura precária, o Porto do Recife recebeu 110 transatlânticos, cada um com entre dois mil e três mil passageiros. Após a conclusão do terminal esse número deve aumentar, ampliando as receitas do porto.
Fonte: Portal Copa 2014
PUBLICIDADE