Navalshore

Porto de Rio Grande terá maior calado do Conesul

Ampliação de 40 para 42 pés deve beneficar exportação de soja
A partir da próxima segunda-feira, o calado do porto de Rio Grande será o maior entre os portos do Conesul, passando de 40 para 42 pés. A ordem de serviço para a ampliação foi assinada nesta sexta-feira após negociações entre a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e a Praticagem da Barra do Rio Grande.
O aumento é possível porque a última verificação da profundidade do canal de acesso ao porto apontou que a parte externa, onde a profundidade chegará a 18 metros, já se encontra com 15,5 metros. Já na área interna do canal, a dragagem de aprofundamento de 14 para 16 metros foi concluída. Quando a dragagem for finalizada nas duas áreas, o porto poderá operar com 47 pés de calado. A obra está prevista para terminar no dia 20 de junho.
Segundo o superintendente Jayme Ramis, os terminais, principalmente os graneleiros, solicitaram o aumento parcial do calado para facilitar o escoamento da safra de grãos deste ano.
O diretor dos terminais graneleiros Termasa e Tergrasa, Guilhermo Dawson, acredita que a ampliação vai reduzir o custo do envio de carga para outros países, principalmente no que se refere à soja. Dawson estima que se hoje o frete do grão para a China custa R$ 62 a tonelada, com o aumento de dois pés ele deve cair para R$ 58,90. A redução se deve ao fato de que os navios poderão atracar no porto com três mil toneladas de carga a mais. Os dois terminais de grãos são responsáveis por 80% da soja exportada no Estado.
— É uma das notícias mais relevantes para a economia gaúcha. Veio em ano de safra recorde e num momento em que há soja no Estado. Dá maior liquidez e competitividade ao porto — afirma Dawson.

Fonte: Zero Hora (RS)



      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira