O Porto do Rio de Janeiro recebeu, na última sexta-feira (10), a comitiva da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (Seenemar/RJ) para discutir projetos de eletrificação e descarbonização em andamento e fortalecer parcerias institucionais. A visita, liderada pelo subsecretário técnico de Energias e Economia do Mar, Sergio Chaves Junior, contou com a recepção do diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, e do superintendente de Gestão Estratégica, Luis Cesar Fonseca. Durante o encontro, foram apresentados dados estratégicos sobre os portos administrados pela autoridade portuária, com ênfase nos avanços em sustentabilidade e desafios de infraestrutura.
A programação incluiu uma visita ao Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária, onde foram demonstradas operações e tecnologias empregadas. Representantes dos terminais Rio Brasil Terminal e MultiRio também compartilharam informações sobre os projetos de eletrificação, apontando dificuldades na implementação da infraestrutura necessária. A operação de equipamentos eletrificados e navios movidos a gás natural liquefeito, como o que estava atracado no Terminal da ICTSI, foi destacada como uma alternativa sustentável, com potencial de redução das emissões de CO₂.
PUBLICIDADE
Martins reforçou a importância da parceria com a Seenemar para superar desafios, desde o aumento da oferta de energia elétrica até questões ambientais, elogiando o compromisso da secretaria em atuar como interlocutora junto a órgãos estaduais e empresas concessionárias. Já Chaves Junior classificou a visita como estratégica, destacando o empenho do governo estadual em buscar soluções para o desenvolvimento sustentável do porto. A comitiva contou ainda com outros representantes da Seenemar, que contribuíram com discussões técnicas e institucionais.