Receba notícias em seu email

MSC

Porto Itapoá publica seu relatório de sustentabilidade

O Porto Itapoá publicou o relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2023 reportando os avanços e os compromissos nos quesitos socais, ambientais e de governança.

O relatório é embasado nas normas do Global Reporting Initiative (GRI), uma organização internacional de padrões independentes que auxilia empresas, governos e outras organizações a entender e comunicar seus impactos em questões socioambientais. O GRI fornece os padrões de relatórios de sustentabilidade mais usados no mundo e foram estes preceitos que guiaram a estruturação deste relatório.


PUBLICIDADE



A atuação do Porto Itapoá no desenvolvimento de seus processos focou em três macro áreas: Social, Ambiental e Governança. No âmbito social, a empresa promove diversos programas de transformação social tanto para o público externo como para os seus colaboradores. Da mesma forma, a área ambiental é coberta por diversos programas ambientais para conservação, conscientização e desenvolvimento sustentável. No quesito governança, o porto mantém sua ouvidoria e diversos canais para comunicação e denúncia que funcionam de forma independente, mantendo os melhores padrões.

Um dos projetos lançados em 2023 pela empresa é o Projeto de Neutralização de Carbono – em parceria com o Grupo Ambipar, – para compensação de emissões de carbono dos clientes. Com isso, será o primeiro porto do Brasil a possibilitar a inclusão de créditos de carbono em suas operações. O projeto começa efetivamente em 2024 e vai permitir aos clientes do terminal que comprem créditos de carbono para compensar as emissões de suas operações.

Outro destaque na questão ambiental, em 2023, o Porto Itapoá mudou sua política de aquisição de energia no sistema nacional. Assim, toda a energia consumida proveio de fontes renováveis. Essa realidade foi certificada pelo I-REC(e), um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável projetado para facilitar a contabilidade confiável de energia renovável que é atribuída ao consumidor. O terminal também é detentor do selo ouro do Greenhouse Gas Protocol (GHG), um programa internacional para o controle da emissão de gases do efeito estufa.

No âmbito social, o Porto Itapoá investiu mais de R$ 5 milhões em projetos via leis de incentivo fiscal, patrocinando mais de 40 entidades e projetos. São projetos voltados para as áreas de cultura, esporte, atenção e assistência a crianças e adolescentes, idosos, atenção oncológica e atenção a pessoas com deficiência (PCDs), que trouxeram benefícios significativos para a cidade de Itapoá.

 






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira