Itapoá (SC) – Com menos de 3 anos de operação, o Terminal do porto Itapoá já figura entre os principais do país e tem perspectiva de ampliação de sua estrutura e capacidade esse ano. “Conhecer de perto as necessidades específicas de logística e de operação de cada cliente no mercado é um dos nossos diferenciais”, afirma o diretor comercial do Porto Itapoá, Marcus Harwardt.
O ano de 2013 foi muito produtivo em Itapoá, consolidando o porto como um dos maiores e mais importantes do país na movimentação de cargas conteinerizadas. Com um crescimento superior a 70% em suas operações em no ano passado, em relação a 2012, o Terminal movimentou 486.722 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Sua eficiência e alta performance contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico da região sul e de todo o País. Fato que, as constantes quebras de recordes de produtividade alavancam uma saudável competitividade entre os portos brasileiros, criando metas cada vez mais arrojadas de performance na movimentação de contêineres entre os terminais.
Atualmente, o porto tem um dos cinco maiores índices de alta produtividade na movimentação de contêineres, conhecido como MPH (Movimentos Por Hora), Santa Catarina possui dois dos melhores registros, sendo um deles do Porto Itapoá, que em fevereiro e março bateu seus recordes de produtividade com 136 e 139 MPH.
Ampliação do Porto Itapoá deve ser iniciada em 2014
Diante do crescimento das operações, e da própria demanda do mercado por terminais ágeis e eficientes, o porto Itapoá pretende dar início ainda em 2014 em seu projeto de ampliação.
Inicialmente devem ser providenciadas as licenças ambientais e operacionais para que, a partir do segundo semestre deste ano, sejam iniciadas as obras. Atualmente, o Terminal portuário conta com cais de 630 metros de comprimento e pátio de 156 mil m2, com capacidade para movimentar 500 mil TEUs/ano. Após a ampliação, o cais terá 1.200 metros de comprimento e o pátio, 450 mil m2, em condições de movimentar aproximadamente 2 milhões de TEUs/ano.
Outra grande característica do Porto Itapoá sempre foi sua inovação. Em 2013, o Terminal lançou o primeiro aplicativo do meio portuário, onde o Cliente poderia acessar a Programação de Navios de forma rápida e prática através de seu smartphone. Agora, em 2014, este aplicativo recebeu um importante incremento, passando a se tornar um verdadeiro Portal do Cliente ao alcance das mãos. Consulta do Contêiner, Agendamento de Carga, Agendamento de Transporte, Cadastro de Motorista, são algumas das opções que o Cliente, Transportador, Despachante e Agente poderão usufruir pelo aplicativo, além de uma série de outras funcionalidades.
“A ideia é desenvolver formas cada vez mais práticas e seguras, para que nossos públicos possam utilizar o Porto Itapoá como uma opção que realmente satisfaça seus interesses. Seja pelo alto nível de nosso relacionamento, seja pela aplicação objetiva e eficaz da tecnologia, como é o caso de nosso aplicativo”, destaca o Presidente do Porto Itapoá, Sr. Patrício Junior.
Porto Itapoá é certificado pela ISO 9001:2008
PUBLICIDADE
A mais recente conquista do Terminal ocorreu no último de 24 de março, quando passou a ser certificado com o ISO 9001:2008. O processo de certificação ocorreu por meio de uma auditoria realizada de 10 a 13 de março, pela certificadora SGS. Inaugurado em junho de 2011, o Terminal conquistou esse reconhecimento em tempo recorde para os padrões do segmento portuário nacional, demonstrando mais uma vez que foi concebido para ser referência em qualidade, produtividade e segurança.
A Redação