O terminal da Portonave, localizado em Navegantes (SC), realizou a descarga de mais um caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), parte do Programa Gripen Brasileiro. A operação ocorreu no navio Heerengracht, que transportou a aeronave FAB 4108 da Suécia até o Brasil. A descarga no terminal levou uma hora e meia. De acordo com a Portonave, a escolha dessa logística levou em conta a proximidade com o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde o caça foi levado após a operação.
Fabricado pela sueca Saab, o Gripen F-39 é um marco na modernização da FAB, oferecendo alta performance, baixo custo operacional e tecnologia de ponta. Com velocidade de até 2,4 mil km/h e alcance de 16 mil metros de altitude, a aeronave é símbolo de transferência tecnológica entre Brasil e Suécia. Essa foi a sexta operação da Portonave com caças Gripen. Desde 2020, o terminal já movimentou helicópteros, trens e até a maior roda gigante da América Latina.
De janeiro a junho de 2024, o terminal registrou um recorde de 118 movimentos por hora (mph), e, até agosto, movimentou 845.210 TEUs em 332 escalas de navios.
PUBLICIDADE