Receba notícias em seu email

Navalshore

Portos do Arco Norte respondem por 39% das exportações de milho e soja do Brasil em 2024

Os portos da região conhecida como Arco Norte, que abrange o Norte e o Nordeste do Brasil acima do paralelo 16°S, foram responsáveis por 39% das exportações brasileiras de milho e soja entre janeiro e outubro de 2024. Esse volume corresponde a 47,7 milhões de toneladas, de acordo com dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Mesmo enfrentando uma seca severa no segundo semestre de 2024, os portos da região mantiveram alta eficiência operacional. Segundo Flávio Acatauassú, diretor-presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), o desempenho reflete investimentos contínuos em infraestrutura e modernização logística ao longo dos últimos anos.


PUBLICIDADE



Os portos do Pará e do Amazonas se destacaram, sendo responsáveis por 59,4% das exportações do Arco Norte no período analisado. No caso do milho, 80% de toda a carga exportada da região saiu por esses estados. Atualmente, os portos do Arco Norte possuem uma capacidade instalada de 52 milhões de toneladas, com novos projetos em andamento que devem ampliar essa capacidade para 100 milhões de toneladas de grãos nos próximos cinco anos.

 






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira