Os portos públicos e privados movimentaram 296 milhões de toneladas no último trimestre de 2020, um avanço de 3,8% (+ 11 milhões de toneladas) em relação ao igual período de 2019. Os dados são do Boletim Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Um dos destaques do período foi a movimentação de contêneires pela navegação de longo curso, que cresceu 8% no embarque (exportação) e 16% no desembarque (importação). Quase todas as instalações portuárias brasileiras que movimentaram esse tipo de carga tiveram aumentos importantes, com destaque para o Porto de Santos/SP (+7,2%); terminal da Portonave/SC (+31,7%); terminal DP World/SP (+11,2%); e Porto de Itajaí/SC (+19,5%).
PUBLICIDADE
O Boletim apresenta os valores de THC (Terminal Handling Charge) nos principais terminais portuários do mundo, constatando que, no 4º trimestre de 2020, esses valores apresentaram variação mínima em comparação com os preços do 3º trimestre de 2020.
Para o estudo, é utilizado o índice de utilização da frota de navios porta-contêineres na cabotagem. Este índice apresentou um leve recuo no período, saindo de 73,3% em setembro para 71,1% em dezembro.
Uma novidade nessa edição do boletim é a análise da variação de preço do frete de contêineres na rota marítima China-Brasil, no ano de 2020.