BNB e Prefeitura de Maracanaú assinam Acordo de Cooperação Técnica para estruturação de PPPs
A iniciativa privada de Maracanaú vai contar com crédito e apoio técnico do BNB para projetos de Parceria Público-Privada (PPP). O acordo para desenvolvimento de PPPS será firmado entre a Prefeitura de Maracanaú e o Banco do Nordeste, nesta quinta-feira, às 15 horas, no Palácio do Jenipapeiro.
Por meio do acordo, serão contemplados projetos para a cidade relacionados à revitalização dos distritos industriais, à implantação do condomínio industrial e à criação de um entreposto comercial. Segundo o diretor da Unidade de Gestão de Projetos de Maracanaú, João Osmar, esses projetos permitirão aumento da produtividade das empresas e redução dos impactos ambientais.
Os financiamentos apoiarão as empresas em relação à logística, sustentabilidade, acessibilidade, segurança e gestão. A Prefeitura irá garantir, principalmente, a infraestrutura urbana para concretização dos projetos privados. Com a assinatura do termo, o banco disponibilizará recursos destinados para contratação de consultoria especializada na elaboração de estudos necessários a revitalização dos espaços urbanos dos distritos industriais e a estruturação de condomínio industrial.
Estão contemplados a viabilização de terminal intermodal, porto seco e docas, que contarão com serviços de vídeo monitoramento e patrulhamento móvel. Segundo o coordenador de PPPs do BNB, Ocione Mendonça, a iniciativa atenderá a padrões de eficiência energética, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos.
O acordo prevê duas etapas. A primeira fase, com duração estimada de seis meses, abrange estudo de demanda, análise técnica e jurídica, contato com investidores e modelagem financeira. A segunda fase, que dura aproximadamente três meses, inclui preparação de edital e contratos, implementação do procedimento licitatório e acompanhamento da licitação.
PUBLICIDADE