Receba notícias em seu email

MSC

Praticagem 'barra' entrada de navio vindo de Guiné no Porto de Santos, SP

"Esse documento dado pela Anvisa é concedido à distância, após a confirmação de informações com o comandante, mas, neste caso, estamos falando de um navio com origem em um país endêmico, que precisaria de uma avaliação médica in loco para garantir total segurança", avalia.

Souza Filho afirma ainda que a Praticagem questionou a Capitania dos Portos sobre a situação considerada especial pelo grupo, porém, recebeu o aval para liberar a embarcação. "Mesmo com sinal positivo da Capitania e da própria Anvisa, nós achamos por bem, por medida de segurança, tanto dos profissionais quanto da comunidade, não liberar. O sindicato não escalou nenhum profissional para conduzir o navio enquanto não for feita uma avaliação médica, que já solicitamos à agência responsável pelo Tasman", enfatiza.

Sem previsão

De acordo com o diretor, não há previsão para que o procedimento seja realizado. "Ele pode ser feito a qualquer hora, mas seria mais indicado durante o dia. Se o estado de saúde dos tripulantes estiver perfeito, todo o procedimento de atracação é feito rapidamente, dependendo, é claro, das demais escalas programadas", explica Souza Filho.

A Capitania dos Portos afirma que intermediou a situação, pedindo a avaliação médica à agência responsável pelo navio, para que a embarcação seja liberada o quanto antes e não haja prejuízos. O G1 também entrou em contato com a Anvisa por telefone, mas até a publicação desta reportagem, não obteve retorno.

Simulado

Em dezembro do ano passado, o Porto de Santos recebeu um simulado prático, para definir os procedimentos caso um navio com tripulante suspeito de infecção pela doença atraque no cais.

Fonte:G1 Santos /Orion Pires






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira