Estão abertas as inscrições para o Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental. Podem participar empresas e instituições que atuam na indústria marítima. O objetivo da premiação é incentivar iniciativas que atendam umas das condições: mitiguem impactos ambientais da atividade portuária ou industrial; contribuam para a preservação/desenvolvimento ambiental na área de abrangência; contribuam positivamente para o desenvolvimento social da coletividade em sua área de influência.
Os finalistas e o vencedor serão conhecidos durante o Ecobrasil - Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente, nos dias 19 e 20 de junho, no hotel Mirador, no Rio de Janeiro.
PUBLICIDADE
Dentre os projetos enviados à Portos e Navios, três serão selecionados pela comissão organizadora e serão apresentados durante o primeiro dia do seminário. A comissão organizadora é constituída pela equipe editorial de Portos e Navios e a coordenação técnica do Ecobrasil.
A avaliação para indicação do vencedor é feita entre os participantes do evento, constituído majoritariamente por gestores embientais, autoridades embientais, autoridades governamentais, consultores, advogados e representantes da Marinha do Brasil. A votação é secreta por formulário distribuído aos participantes. A entrega da placa alusiva será feita no encerramento do Ecobrasil, no dia 20 de junho.
A edição de 2023 foi vencida pela SCPAR Porto de Imbituba. A empresa apresentou o programa de educação ambiental 'Costa Butiá', executado pela empresa Acquaplan. A iniciativa resgatou a arte ancestral de artesanato local a partir da palmeira do butiá-da-praia , espécie encontrada em poucas regiões, como litoral catarinense e no norte gaúcho. O projeto realizou capacitações e ofereceu oficinas de plantio de mudas dos butiazeiros e exposições de artesenato, além de docações de mudas para 17 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As chamadas 'trançadeiras' de Imbituba conseguiram incremento de renda de até 80%.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link até o dia 5 de junho.
Mais informações no site https://www.portosenavios.com.br/ecobrasil-2024