Em 2010, o Porto de São Francisco foi responsável por 48% da movimentação do Estado.
A renovação da concessão do Porto de São Francisco do Sul foi assinada pelo Governo do Estado. Após reunião na Secretaria de Portos, ficou definido que o Governo do Estado irá administrar o terminal por mais oito meses, até o Governo Federal definir sua política de gestão conjunta entre os poderes federais e estaduais.
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, afirmou que o prazo é suficiente para que a Secretaria organize sua política e possa colocá-la em prática nos portos brasileiros. Cristino salientou que a intenção do Governo Federal é ser mais participativo da gestão dos terminais.
De acordo com o governador Raimundo Colombo, o ideal seria renovar a concessão por mais 30 anos, mas entende a posição do Governo Federal. "Investimentos e ações de melhoria da infraestrutura do porto ficam postergadas, mas vamos aguardar o Governo Federal definir sua política, já que o Porto de São Francisco é de extrema importância para o Estado", afirmou o governador.
Movimentação
Em 2010, o Porto de São Francisco foi responsável por 48% da movimentação do Estado, em um total de 10,3 milhões de toneladas. Com quatro portos no Estado, Santa Catarina também é o segundo maior movimentador de contêineres e o quinto em movimentação de grãos.
Fonte:Economia SC
PUBLICIDADE