Ecobrasil

Rio amplia porto para atender Copa e Olimpíada

Do Rio - O movimento de navios de cruzeiro no Rio cresce de forma acelerada. Na atual temporada, o Píer Mauá, concessionária que opera o terminal de passageiros do porto, deve receber 750 mil turistas, um aumento de 56% sobre 2008/2009. Serão 233 atracações de navios ante 148 da última temporada.
O porto do Rio tem projeto para construir três berços para cruzeiros que devem ser instalados de forma perpendicular ao cais. Os píeres vão permitir atracar seis navios de forma simultânea. Jorge Luiz de Mello, presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), diz que o investimento previsto é de R$ 290 milhões. O governo federal deve aportar os recursos e a Docas fará a obra.
Os investimentos são realizados para atender a demanda na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016. É previsto que cruzeiros marítimos ofereçam parte dos leitos para turistas durante esses eventos. Com isso, o porto do Rio deve ganhar velocidade na atracação de navios e no embarque e desembarque de passageiros, diz Luiz Antonio Cerqueira, presidente da Píer Mauá. Hoje os navios atracam em fila no cais e, se houver várias embarcações ao mesmo tempo, parte dos passageiros precisa percorrer uma distância maior até o terminal.(Fonte: Valor Econômico/FG)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira