Navalshore 2024

Roberto Cavalcanti defende investimentos no Porto de Lucena

Esperançoso que as próximas eleições promovam uma renovação positiva da classe política, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) defendeu nesta terça-feira (14) uma postura mais sensível às reais reivindicações da sociedade, como a demarragem (início do funcionamento dos motores) do porto de águas profundas situado em Lucena, município paraibano a 40 quilômetros de João Pessoa.

Roberto Cavalcanti disse que estão sendo feitos estudos que revelarão as condições técnicas, econômicas, ambientais e legais do projeto daquele porto, que permitirão estimar ganhos de escala no âmbito econômico e social.

- Na opinião dos especialistas, tal iniciativa trará impacto gigantesco sobre o transporte de minério de ferro nesta região, a ponto da Companhia Siderúrgica Nacional já ter concordado em investir, só neste ano, R$ 1,3 bilhão na Ferrovia Transnordestina. Isso representa mais de 1/3 dos R$ 3,4 bilhões que serão gastos nessa ferrovia em 2010 - comemorou.

O senador defendeu também que, paralelamente, se iniciem estudos de viabilidade de um ramal da ferrovia Transnordestina até o porto de Lucena para o transporte de minério de ferro. O empreendimento é considerado por ele como fundamental pata a dinamização da economia paraibana.

- Porém, para que isso se concretize em tempo hábil, será preciso que a Paraíba e o Nordeste se abasteçam de políticos com preparação técnica e espírito coletivo suficientemente avantajados, para bem interceder em projetos tão ambiciosos - assinalou.

Ele também disse que é hora do país apostar em políticas que favoreçam a educação da sociedade e permita a professores e alunos disporem de condições essenciais para acompanhar as transformações tecnológicas e assimilar novas dinâmicas de pensamento e ação. Segundo ele, sem educação, o eleitor fica sujeito às escolhas políticas sem discernimento, dependente do poder público e de políticas assistencialistas, além de incapaz de se inserir no mercado formal de trabalho.

Fonte:Agência Senado

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira