Navalshore 2024

Santos Brasil reduz geração de resíduos orgânicos

Biodigestor foi instalado no Tecon Santos e em pouco mais de um mês transformou cerca de 5 toneladas de resíduos em água destinada para reuso

A Santos Brasil instalou no Tecon Santos um biodigestor para tratar e reduzir resíduos orgânicos. O equipamento, destinado a resíduos alimentares, foi posicionado ao lado do refeitório do terminal portuário, unidade onde trabalham cerca de 1,8 mil funcionários, com o objetivo de eliminar os resíduos alimentares por meio de um composto biológico.

O sistema realiza a digestão aeróbica acelerada de 100% de todo o material orgânico descartado, seja do preparo de receitas ou sobras do que não foi consumido. O resultado desse processo é a modificação dos resíduos sólidos para um composto líquido ou água cinza, que pode ser descartada no esgoto sanitário, mas que, para a Santos Brasil, ganha outro destino: a estação de tratamento do Tecon Santos. A partir daí, a água cinza se torna água de reuso, podendo ser destinada para a limpeza de pátios e equipamentos utilizados no terminal.

PUBLICIDADE


Desde sua instalação, no primeiro dia de setembro, o biodigestor já tratou cerca de cinco toneladas de restos orgânicos que antes seriam destinados para descarte em aterros sanitários. Isso significa não só a eliminação na destinação de resíduos orgânicos, como também, em menos trânsito de carretas que carregariam esses restos do terminal para os aterros, economia de combustível e água.

As metas da Santos Brasil para 2024 preveem a redução de 30% no consumo de água e 15% na emissão de gases de efeito estufa (GEE). As metas foram definidas com base nas reduções alcançadas nos últimos três anos e nas iniciativas que têm sido adotadas para mitigar o impacto de suas operações no meio ambiente. Em 2020, a Santos Brasil registrou redução de 12% na emissão de CO2, 8,5% no consumo de água, e 19% na geração de resíduos em relação a 2019.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira