A inclusão do Porto de Paranaguá nas rotas de cruzeiros marítimos foi um dos assuntos tratados pelo secretário de Turismo, Faisal Saleh, durante o 17º Workshop e Trade Show CVC 2011, que aconteceu esta semana em São Paulo, paralelamente ao Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.
De acordo com o secretário, representantes da CVC – maior operadora de turismo do Brasil – comprometeram-se a apoiar a inserção de Paranaguá nesse segmento, fazendo gestões junto à Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). Em parceria com o Ministério do Turismo, a entidade vai realizar um diagnóstico dos portos brasileiros.
Para o secretário, a inserção de Paranaguá na rota de navios de passageiros vai dinamizar o turismo no Litoral do Estado.“O segmento de cruzeiros marítimos tem uma participação importante dentre as modalidades de turismo”, destaca Saleh. Ele citou dados recentes segundo os quais o segmento movimenta mais de 500 mil passageiros por ano no País, dos quais 75 mil estrangeiros. “Por meio de parcerias com o governo federal e empresas do ramo, vamos inserir o Paraná na rota dos cruzeiros”, completou.
Fornatur – Na primeira reunião do ano do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), na quinta-feira (24), em São Paulo, Saleh sugeriu ao ministro do Turismo, Pedro Novais, a realização de uma campanha de divulgação do turismo como um setor estratégico para a economia nacional e dos Estados. O secretário também reivindicou ao ministério que facilite aos órgãos de turismo dos estados o acesso a novas tecnologias e metodologias de gestão, pesquisa e estudos.
Durante o Fórum Nacional de Secretários de Turismo, tratou-se também da reestruturação da Comissão de Turismo Integrado do Sul. Formada pelos secretários do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a comissão quer construir uma nova dinâmica para o turismo da região, por meio da estruturação de roteiros e da criação de uma agência de desenvolvimento dos estados integrantes.
Fonte: Agência Na
PUBLICIDADE