Ecobrasil

Sedimentos da dragagem do canal do Porto de São Francisco serão usados para alargamento da Praia de Itapoá

Um fato inédito no Brasil acontecerá no Norte de Santa Catarina: uma praia será beneficiada pelo material dragado das obras de aprofundamento e alargamento de um canal marítimo.

O acordo foi assinado na quinta-feira (9), em Itapoá, entre o Porto de São Francisco do Sul e a prefeitura local e será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Os 15 milhões de metros cúbicos retirados do canal de acesso à Baía da Babitonga servirão para o engordamento de toda a faixa de areia da orla do Município de Itapoá que, nos últimos anos, tem sofrido com erosão marítima.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“Será a primeira vez no país que os sedimentos de uma dragagem portuária terão como destino o alargamento de uma praia”, comemorou o presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira.

A obra, orçada em R$ 215 milhões, será iniciada após a autorização do Ibama que, desde 2015, acompanha o projeto e tem recebido os diversos estudos de impacto ambiental do empreendimento, realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias e pelo Porto de São Francisco.

A profundidade do canal de acesso ao complexo portuário da região Norte do Estado passará dos atuais 14 metros para 16 metros, e permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros, que exigem calados de 14 metros.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira