Durante encontro esta semana com o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, o senador Jorge Yanai (DEM/MT) demonstrou a importância da construção de hidrovias no país, citando com maior realce a construção da hidrovia TelesPires/Tapajós.
Na ocasião, Yanai também questionou se haveria já alguma pesquisa feita objetivamente sobre a viabilidade da construção da TelesPires/Tapajós e de quanto seriam os custos da sua construção. De acordo com o presidente da ANA, há um estudo sendo feito pela USP em parceria com a ANTAQ e a ANA e que deverá ser concluído até março de 2011.
O diretor informou, porém, que o orçamento do Ministério dos Transportes, bem como o do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é muito restrito e quase não existe alocação de recursos para hidrovias. Salientou que se trata de um problema de alocação de recursos e não de se criar um ato regulatório.
O superintendente de Navegação Interior da ANTAQ, José Alex Botêlho de Oliva, também participou da reunião. Ambos se colocaram à disposição do Senador para mais informações. As informaçõe são da assessoria de imprensa do senador.
Fonte:Olhar Direto
PUBLICIDADE