A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) irá realizar entre hoje,16 a 18 de maio, no Porto de Fortaleza-CE, visitas técnicas e oficinas, para apurar as condições reais do trabalhador portuário. Esse trabalho teve início em 20 de setembro de 2011, com o acordo firmado entre a SEP e o Ministério da Saúde. Nessa primeira fase será realizado um amplo e confiável levantamento a fim de subsidiar o estabelecimento de metas e a construção de indicadores e aprimoramento de diretrizes de políticas públicas específicas na área de saúde do trabalhador portuário.
Para auxiliar as discussões foi constituído um grupo de trabalho coordenado por técnicos do Departamento de Revitalização e Modernização Portuária da SEP/PR, da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, da ANTAQ, da ANVISA, CASNAV, CEREST/SANTOS, CODESP, OGMO/SANTOS, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, SEPORT/SANTOS, UNIFESP, CENEP, INSS entre outros.
O primeiro porto a ser diagnosticado foi o de Santos (SP), no final de 2011. Além de Fortaleza (CE), serão visitados os Portos de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) ainda em 2012. O Acordo tem validade de quatro anos.
Fonte: SEP/Andrezza Barros
PUBLICIDADE