Simulado - Suape testa Plano de Auxílio Mútuo

O porto de Suape realizou pela primeira vez um simulado de emergência em suas vias internas. A ação foi desenvolvida em parceria com as empresas instaladas na região do porto organizado e, também, com o Órgão Gestor de Mão de Obras (Ogmo). O objetivo foi testar a capacidade de cooperação das instituições que integram o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do porto.

O plano, determinado pela Norma Regulamentadora 29, tem como objetivo atuar cooperativamente e de forma organizada na prevenção, controle e atenuação de emergências ocorridas nas empresas ou em áreas comuns do porto. O PAM é liderado pela Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, através da coordenadoria executiva de controle ambiental.

“Além de coordenar o PAM, Suape realiza diversas ações para incentivar a integração de todos os seus membros. Solicitamos a adesão formal de todas as empresas do porto organizado e, além disso, licitamos o sistema de comunicação. Hoje, todas as empresas possuem um rádio instalado, através do qual podem acionar o Corpo de Bombeiros, caso haja alguma ocorrência”, disse o secretário de desenvolvimento econômico e presidente de Suape, Frederico Amancio.

PUBLICIDADE

MCI


O cenário criado pela equipe foi de uma colisão entre um caminhão tanque da Supergasbras e um veículo de passeio, resultando em um vazamento de GLP e uma vítima de fratura exposta, que permaneceu no carro à espera de socorro. Os riscos iminentes eram de incêndio e explosão, além disso, todas as viaturas do Corpo de Bombeiros estavam em ocorrências externas. O simulado começou às 9h30 e encerrou, conforme o previsto, às 10h40, com todas as ações sendo executadas.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira