A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado informa que os canais do Cristal, Porto Alegre e Navegantes já estão liberados. Os 12 quilômetros de hidrovia interditados desde o final da manhã de domingo, 24, pela Marinha do Brasil, tiveram a sinalização recolocada por volta das 18h desta segunda-feira. Ao todo, foram 19 horas de interdição parcial da hidrovia.
A proibição da passagem de navios foi devido à movimentação dos sinais náuticos em razão da forte correnteza ocorrida no Guaíba após a enxurrada da semana passada. Pelos menos 38 equipamentos, entre boias e sinalizadores saíram dos pontos de localização. Sem as boias, o canal navegável ficou sem identificação do trecho seguro para passagem dos navios. Com isso a Marinha determinou a “impraticabilidade dos canais”, incluindo o trecho do Rio Jacuí, que liga ao Terminal Santa Clara em Triunfo.
Depois da vistoria da Delegacia da Capitania dos Portos, duas equipes da SPH passaram a trabalhar na recuperação dos sinais que ficaram, em sua maioria, encalhados em um ponto do Canal do Cristal. O trecho foi concluído, permitindo a liberação dos navios que aguardavam, fundeados no canal em frente ao Cais Mauá, para o desembarque de gás GLP. O trabalho das equipes de técnicos da SPH continuará nesta terça-feira para a recuperação do trecho que liga Porto Alegre a Triunfo.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE