Receba notícias em seu email

MSC

Suape e Secretaria de Agricultura firmam pacto pelo agronegócio de PE

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes, e o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, anunciaram na última terça-feira (16) a adoção do 'Pacto do Agro', com o objetivo de fortalecer o escoamento da produção agrícola, pecuária e pesqueira do estado. Para isso, foi criado um comitê permanente de trabalho voltado a destravar gargalos e ampliar as operações portuárias.

Segundo a administração do Porto de Suape, a força-tarefa terá como meta desenvolver ações que consolidem Pernambuco como polo exportador de frutas, carnes e outros produtos do segmento. Além disso, serão discutidas alternativas logísticas para aumentar a competitividade do terminal para atender às demandas do setor, inclusive na importação de insumos.


PUBLICIDADE



Cícero Moraes explicou que o objetivo é envolver todos os interessados para implementar um plano de ação com produtores, técnicos, exportadores e a diretoria de Suape. “Vamos trazer todos à mesa de discussões para que possamos garantir que Pernambuco assuma o protagonismo do agronegócio também no cenário internacional”, disse, ressaltando que a parceria busca atender às demandas emergenciais e estruturar soluções de médio e longo prazo.

Monteiro Bisneto afirmou que o Pacto pelo Agro terá reforço com o APM Terminals Suape, subsidiária do grupo dinamarquês A.P. Moller Maersk. O terminal privado de contêineres e de carga geral começará a operar no segundo semestre de 2026, com investimentos de R$ 1,6 bilhão. “O equipamento será o primeiro 100% elétrico da América Latina, trazendo tecnologia de ponta e foco em sustentabilidade, o que deve ampliar a competitividade do complexo portuário”, previu Bisneto.

De acordo com ele, o novo terminal deve absorver cerca de 35% da movimentação atual do porto, aumentando a concorrência. Ele terá estruturas mais modernas para cargas refrigeradas e câmaras frias, atendendo especialmente às demandas do agronegócio pernambucano. “Além de abrir espaço para novos investimentos e atrair mais operadores, deverá ampliar a eficiência no escoamento da produção agrícola e industrial”, disse.

A administração portuária informou ainda que estão sendo investidos em Suape R$ 600 milhões para a construção dos Cais 6 e 7. E que outros aportes estão sendo feitos para a instalação do Terminal de Granéis Sólidos, que poderá movimentar cerca de 770 mil toneladas de mercadorias diversas por ano.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira