Ontem, quarta, 3, foi realizada no Gabinete da Superintendência do Porto  de Rio Grande (SUPRG) a assinatura de um convênio entre a SUPRG e a  Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Esse convênio trata do  projeto de Bioconversão dos Sedimentos de Dragagem do Porto do Rio  Grande em Energia Elétrica, já aprovada pela Secretaria da Ciência,  Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Governo do estado do Rio  Grande do Sul.
 
O projeto consiste no desenvolvimento de  tecnologia para a valoração dos sedimentos de dragagem, o qual permitirá  o aproveitamento da areia e produção de energia elétrica. O convênio  visa à consolidação da tecnologia, com a construção de uma planta piloto  para o tratamento dos sedimentos de dragagem, tornando o porto de Rio  Grande pioneiro no uso deste processo e agregando valor às atividades  portuárias e de proteção ao meio ambiente.
 
Esse trabalho será  coordenado pelos professores Fabricio Santana e Christiane Ogrodowski,  da Escola de Química e Alimentos da Furg, e executado no Laboratório de  Controle Ambiental. Segundo a SUPRG, o investimento é de,  aproximadamente, R$ 600 mil.
Fonte: Jornal agora (RS)
PUBLICIDADE

















