Ecobrasil

SUPRG inicia processo para buscar licenciamento ambiental para dragagem

Canal encontra-se assoreado em vários pontos

A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) deu início aos estudos necessários para solicitação à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do licenciamento ambiental para a obra de dragagem do canal Miguel da Cunha, na travessia entre Rio Grande e São José do Norte.

Em 10 de maio, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) noticiou a conclusão do levantamento batimétrico (levantamento da quantidade de resíduos a ser retirada do fundo do canal de navegação). Agora a SUPRG, em trabalho conjunto com a SPH, iniciou o segundo processo, que inclui o estudo dos sedimentos, análises químicas e definição do local onde o material a ser retirado do fundo do canal deverá ser colocado.

Conforme o superintendente do Porto, Dirceu Lopes, assim que for concluído esse serviço, o que deve ocorrer em aproximadamente 40 dias, a SPH encaminhará o pedido de licenciamento ambiental à Fepam para realização da dragagem do canal. Deverão ser retirados do Miguel da Cunha em torno de 75 mil metros cúbicos de sedimentos. O edital para a execução do desassoreamento será providenciado pela SUPRG, assim que for obtida a licença ambiental.

O canal Miguel da Cunha é utilizado diariamente por lanchas que fazem o transporte de passageiros entre Rio Grande e São José do Norte e pela balsa que transporta veículos na travessia entre os dois municípios.

Conforme a Capitania dos Portos, em 2008, quando foi realizada a última batimetria antes da realizada agora, o canal já estava bastante assoreado, com partes mais estreitas, outras mais largas e um banco de areia no meio dele. Havia várias partes afuniladas. Devido a essa situação, as boias de demarcação inclusive precisaram ser mexidas para mostrar os pontos onde as embarcações podem passar e isso mudou o formato do canal. Pelo projeto, o Miguel da Cunha, que tem 50 metros de largura, deveria ter 2,5 metros de profundidade para as embarcações navegarem com segurança, porém, em alguns pontos tem bem menos.

Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira