TCU autoriza o leilão do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza

O leilão do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (TMP) foi autorizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na última quarta-feira, 30 de outubro. Esse é o último passo antes da publicação do edital, que ocorrerá ainda este ano, com sessão pública a ser realizada no primeiro trimestre de 2020. O equipamento conta com uma estação de passageiros de 9 mil metros quadrados, estacionamento aberto com 443 vagas e pátio de área pavimentada de 40 mil metros quadrados.

O parecer do órgão fiscalizador acontece quase dois meses após o anúncio feito pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de que começaria por Fortaleza o leilão dos terminais portuários públicos no país. O objetivo é abrir espaço para o turismo náutico no Brasil. Para tanto, o Governo Federal pretende autorizar novos terminais de passageiros com investimentos privados.

Para a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, “a expansão de cruzeiros marítimos na costa brasileira, sinalizada pelo Governo Federal a partir do processo de concessão à iniciativa privada, trará ganhos para o país, em especial à cidade de Fortaleza”, frisou. O Porto do Mucuripe já possui estrutura adequada para receber mais navios.

PUBLICIDADE

MCI


Na primeira quinzena de setembro, representantes do Ministério da Infraestrutura estiveram visitando o terminal.

Inaugurado em 2014, após investimento de R$ 240 milhões, já passaram pelo TMP mais de 63 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, totalizando 42 embarcações até o final da última temporada 2018-2019.

Cruzeiros
A nova temporada de cruzeiros em Fortaleza, com o primeiro navio atracando no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) no próximo dia 06 de dezembro, prevê receber 9.486 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Em relação à temporada anterior, 2019-2020 registra um crescimento de 100%, passando de cinco para 10 cruzeiros marítimos. São eles: MS Hamburg, MSC Poesia, Amadea, Silver Whisper, Marina, MS Volendam, Silver Shadow, Insignia, Hanseatic Inspiration e Koninsdam.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira