O Consórcio Tegram-Itaqui informou, nesta segunda-feira (8), que registrou em agosto a maior movimentação de cargas nos 10 anos de operação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) no Porto de Itaqui, com 1,75 milhão de toneladas de soja e milho embarcado em 26 navios. Além dos grãos, o terminal também movimenta farelo de soja.
Desde o início do ano, segundo dados divulgados pela administração portuária, foram carregados 10 milhões de toneladas de grãos, sendo 9,23 milhões de toneladas de soja e 644,61 mil toneladas de milho, em 148 embarcações. O resultado representou crescimento de 7% em relação a igual período do ano anterior.
PUBLICIDADE
De acordo com o Consórcio, as principais cargas movimentadas tiveram origem na região conhecida como Mapito, que engloba os estados do Maranhão, do Piauí e de Tocantins, além do Mato Grosso e da Bahia. Segundo a administração portuária, há expectativa de alcançar até o fim de 2025 movimentação superior a 15 milhões de toneladas, repetindo sua maior marcada, registrada 2023.