Navalshore 2024

Terminal de passageiros só em 2011

As obras do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe só deverão começar no próximo ano A licitação do projeto está prevista para os meses de março ou abril de 2011. O projeto é importante para colocar o Ceará na rota de grandes cruzeiros

Terminal de passageiros para cruzeiros, que será construído no Porto do Mucuripe, terá a licitação iniciada apenas no ano que vem (EDMAR GONÇALVES)

A temporada de cruzeiros marítimos está começando este mês, mas ficará para o ano que vem a construção de um local específico para abrigar os viajantes.

O Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe, uma demanda do setor turístico para Fortaleza, vai ficar para 2011. A previsão é de conclusão no primeiro semestre de 2013.

A obra está em fase de licitação para os projetos arquitetônicos do cais de atracação e do terminal receptivo de passageiros. Além disso, estão sendo desenvolvidos os estudos de viabilidade técnica e econômica e de impactos ambientais.

“Por volta de março/abril de 2011 vamos licitar a obra em si, para a qual já temos recursos assegurados em torno de R$ 103 milhões”, destacou Mário Jorge Cavalcanti, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC).

Paralelo ao processo licitatório, a Companhia Docas vai inaugurar na sexta-feira o Centro Vocacional Tecnológico Portuário (CVT Portuário). As aulas iniciaram este mês para 180 alunos.

Cruzeiros
A notícia foi comemorada pelo setor de cruzeiros marítimos. Segundo informações enviadas ao O POVO pela CVC Cruzeiros, a notícia de que Fortaleza terá um terminal de passageiros é muito positiva.

“Nós vemos essa notícia com bastante otimismo. Sem dúvidas essa é uma

das grandes solicitações do setor de turismo para oferecer comodidade aos passageiros.

Isso amplia as possibilidades do transporte marítimo e é um avanço para o setor”, de acordo com a CVC Cruzeiros. A empresa tem um navio que passa prioritariamente por destinos no Nordeste, o CVC Bleu de France, que passará por Fortaleza entre novembro e maio de 2011.

A Costa Cruzeiros também terá um navio de passageiros na costa fortalezense. O Costa Victoria passará pela cidade entre dezembro e março.

A MSC Cruzeiros não tem nenhuma parada prevista em Fortaleza. A empresa deixou cerca de cem turistas esperando o embarque no navio MSC Melody na capital cearense em fevereiro deste ano.

Fonte: O Povo Online/Teresa Fernandes



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira