Uma inédita operação de transferência imediata de cargas entre dois navios foi realizada no Porto de Santos entre o último domingo (25) e a terça-feira (27). Ela ocorreu no Terminal 35 da Libra Terminais Santos, na Margem Direita, e envolveu a movimentação de 5.371 contêineres durante 50 horas, com uma produtividade na ordem de 100 movimentos por hora.
A atividade foi proposta à Libra pela armadora dinamarquesa Maersk Line. A transferência de contêineres ocorreu entre os navios Maersk Labrea e Maersk Leticia. E foi necessária para que eles trocassem de rota e o primeiro cargueiro seguisse para um estaleiro na Ásia, a fim de passar por manutenção. Durante a movimentação dos contêineres, foram utilizados oito portêineres, sete deles ao mesmo tempo.
O diretor de operações da Libra Terminais Santos, Marcos Medeiros, destacou que a gestão de ocupação do pátio, o baixo índice de quebras e a distribuição de equipamentos na retaguarda foram fundamentais para o trabalho. Ele explicou que “foi desenvolvido, internamente, um modelo de simulação específico para este projeto, que possibilitou sincronizar as movimentações de carga entre os navios, com o espaço disponível no pátio hora a hora”.
A operação no Maersk Leticia começou no domingo e terminou na segunda-feira(33horas), com a movimentação de 3.318 TEU (1.863 contêineres). No Maersk Leticia, os trabalhos também começaram no domingo, mas foram até terça-feira (57,5horas), sendo embarcados ou desembarcados 6.206 TEUs(3.508 contêineres).
Fonte: Tribuna Online
PUBLICIDADE