TGS recebe Licença Ambiental de Instalação com previsão de início de obras em junho

Expectativa é de que o terminal esteja pronto para o fornecimento de gás no início de 2022, o que aumentará significativamente a oferta na Região Sul do Brasil

O Terminal Gás Sul (TGS), projeto de terminal de GNL da New Fortresse Energy (NFE) na região Sul do Brasil, no estado de Santa Catarina, recebeu na última sexta-feira (28) a Licença Ambiental de Instalação (LAI) do órgão ambiental estadual. Esta é a fase final do licenciamento estadual e as obras devem começar em breve. O terminal TGS será um ponto crítico de suprimento de energia alternativa para a região Sul do Brasil e abrirá a região para o mercado global de gás natural, a fim de aumentar a segurança energética e fornecer suprimento competitivo de energia.

O TGS aumentará significativamente o fornecimento de gás natural e vai melhorar a segurança energética para toda a região Sul do Brasil, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

PUBLICIDADE

MCI


O terminal será construído a 300 metros da costa, em São Francisco do Sul (SC), e escoará o gás por um gasoduto submarino que corre sob a Baía da Babitonga até sua margem norte, no município de Itapoá. O terminal terá uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) ancorada permanentemente, que pode fornecer até 15 milhões de m³/dia de gás natural. O gás seguirá por um gasoduto até Garuva, (Ramal Babitonga), que conectará a Instalação de Regaseificação de Babitonga ao Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Em terra, o duto ocupará a faixa compartilhada pelo gasoduto Ospar, que liga São Francisco do Sul a Araucária, dispensando nova intervenção territorial.

A expansão do gás natural beneficiará o desenvolvimento de indústrias locais, como cerâmica, metalurgia e vidro, além de suprir a demanda de termelétricas nas regiões próximas ao empreendimento. O terminal proporcionará mais segurança energética à região Sul.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira