Receba notícias em seu email

MSC

Tiplam realiza primeiro embarque de granel sólido em novo berço no Porto de Santos

O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), instalação da operadora logística VLI no Porto de Santos, realizou, ontem, sua primeira operação de embarque de granel sólido de origem vegetal. O carregamento de 26,5 mil toneladas de milho marca a inauguração de seu berço 2, o primeiro do projeto de expansão da unidade portuária.

O Tiplam fica na Área Continental de Santos, às margens do Canal de Piaçaguera, ao lado do terminal da Usiminas. Seu projeto de expansão, que engloba investimentos de R$ 2,7 bilhões, será concluído em julho deste ano.


PUBLICIDADE



O primeiro navio a atracar no novo berço do Tiplam foi o Chamechuri Naree, de 177 metros de comprimento. A embarcação chegou ao terminal no último sábado e partiu ontem.

O carregamento, feito para a Bunge, também foi o primeiro após as mudanças implantadas no chamado Corredor Centro-Sudeste – uma importante rota de escoamento de granéis agrícolas atendida pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e que vai do Terminal Integrador de Uberaba, no Triângulo Mineiro (para onde vão cargas das regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais) até o Tiplam.

Segundo o diretor de Portos e Terminais da VLI, Gustavo Serrão, a inauguração do berço marca uma nova fase operacional do terminal. “É a realização de um sonho. Os primeiros grãos de soja da safra 2017 vem para o Tiplam”, disse.

O executivo explica que a preparação para o primeiro embarque de grãos da instalação durou cerca de dois anos. Neste período, além de todos os ajustes operacionais, foram selecionados os novos funcionários, que passaram por treinamentos, ocorridos em terminais da empresa em São Luís (MA) e Vitória (ES). “Fizemos também com que nossa equipe conhecesse o carregamento de açúcar em Guará. Foram dois anos de projeto, focado em segurança e respeito ao meio ambiente”, destacou.

Expansão

O projeto de ampliação do terminal prevê a implantação de três novos berços (além dos dois dedicados ao embarque de açúcar e grãos, haverá um terceiro para a descarga de fertilizantes), totalizando quatro pontos de atracação de navios. Atualmente, o Tiplam movimenta 2,5 milhões de toneladas atuais de produtos importados, como enxofre e fertilizante. O projeto de ampliação tem o objetivo de capacitar o porto para exportar granéis agrícolas, além de aumentar a capacidade de recebimento das cargas já operadas.

Quando for totalmente entregue, no primeiro semestre deste ano, vai agregar uma capacidade extra de 12 milhões de toneladas por ano em exportação de grãos e açúcar e importação de fertilizantes e enxofre, alcançando 14,5 milhões de toneladas de movimentação em sua estrutura.

Fonte: Tribuna online/FERNANDA BALBINO






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira