O trabalho realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) nos últimos anos foi mencionada pelo ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, como fundamental para o crescimento da movimentação de cargas no terminal paranaense. “A posição de Paranaguá no mercado está se acentuando cada vez mais, devido a sua administração e governabilidade”, declarou o ministro, em discurso esta semana na Intermodal South America, feira que acontece em São Paulo.
Araújo afirmou que o porto de Paranaguá é estratégico e um dos mais importantes do país, com uma contribuição histórica para a exportação e importação do Brasil. Em 2010, a receita cambial do Porto de Paranaguá foi de U$ 14,5 bilhões. Em 2014 passou para U$ 16,5 bilhões. No mesmo período, a movimentação geral de cargas passou de 38,1 milhões para 45,5 milhões. O ministro disse ainda, que Paranaguá tem um papel crucial para o Brasil no atual momento econômico.
PUBLICIDADE
“Paranaguá é fundamental para a economia do nosso país, especialmente neste momento de dificuldade e ajuste fiscal”, ressaltou o Ministro. Para o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, o reflexo positivo do Porto de Paranaguá no cenário nacional e internacional se deve aos investimentos realizados nos últimos quatro anos. “A orientação do governador Beto Richa é voltada à modernização dos portos paranaenses. Estancamos todos os gargalos e estamos trabalhando para tornar nossos portos cada vez melhores”, destacou Dividino.
INVESTIMENTOS – O Governo do Estado investiu R$ 511 milhões em obras para manutenção, ampliação e melhorias nos portos paranaenses. Entre as principais obras estão três campanhas de dragagem que restabeleceram a profundidade original do canal da Galheta, berços de atracação e acesso ao porto de Antonina, modernização do sistema de conferência das cargas de fertilizantes (que agilizou o trabalho e ajudou a diminuir o tempo de espera dos navios), o sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá (carga online), recuperação das vias de acesso no entorno do porto, aumento do pátio de triagem, o Programa Porto no Campo e a garantia das licenças ambientais. Também foram adquiridos quatro novos shiploaders (carregadores de navios), que estão possibilitando um aumento de 33% na produtividade nas operações do corredor de exportação. O diretor Comercial da Appa, Lourenço Fregonese, diz que os investimentos em infraestrutura permitiram ao Porto de Paranaguá oferecer viabilidade operacional e confiabilidade aos seus clientes. “Com isso, estamos retomando todas as cargas perdidas para os outros portos em anos anteriores”, disse Fregonese. Fonte: Agência de Notícias do Paraná