Receba notícias em seu email

Navalshore

Tráfego de navios foi parcialmente interditado no último sábado

O canal de navegação do Porto de Santos foi parcialmente interditado neste sábado (4), das 6 às 18 horas. Essa foi a segunda de uma série de 13 interrupções – todas com 12 horas de duração – programadas para este mês. A primeira ocorreu na última quinta-feira (2). No total, serão 156 horas, o equivalente a 6,5 dias, de paralisações. Elas serão necessárias para a realização das sondagens exigidas para a construção do túnel submerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá.

A próxima interrupção no tráfego de navios ocorrerá hoje, segunda-feira (6), entre 6 e 18 horas.


PUBLICIDADE



Esses trabalhos vão ocorrer nas proximidades do Cais da Marinha, onde fica a sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), ao lado do Armazém 27, e por onde passará o submerso. Como consequên-cia, nos períodos de interdição, não haverá tráfego de grandes embarcações desse ponto até o final do canal, na região da Alemoa.

Na área afetada, estão quatro dos seis terminais de contêineres do Porto. São eles Ecoporto Santos, Rodrimar (ambos no Cais do Saboó), Embraport (Margem Esquerda, na Área Continental de Santos) e Brasil Terminal Portuário (BTP, na Alemoa). Juntos, respondem por 53% das operações conteinerizadas do complexo. Nessa região, também se encontram todos os terminais açucareiros da Margem Direita (Santos) – os da Rumo Logística e o da Copersucar – e as instalações que operam granéis líquidos, na Alemoa.

Nos períodos de interdição, só será permitido o trânsito de cargueiros entre a Barra de Santos e o Armazém 29, no Macuco. Nesse trecho, estão as instalações graneleiras do Corredor de Exportação e da Margem Esquerda e os terminais de contêineres da Santos Brasil (Tecon) e do Grupo Libra.

Embarcações de pequeno porte, como rebocadores, poderão trafegar normalmente.
A passagem de navios ficará interrompida dia sim, outro não. As paralisações seguintes serão nos dias 12, 18, 24 e 26. Já na próxima quarta-feira (8), o trânsito de grandes embarcações será proibido das 8 às 20 horas.

Navios não poderão trafegar na região próxima ao Cais de Outeirinhos entre 4 e 16 horas no dia 10. Já nos dias 14, 16, 20 e 22, a interdição no canal de navegação será das 5 às 17 horas.

De acordo com o capitão-de-mar-e-guerra Ricardo Fernandes Gomes, comandante da CPSP, trocas de berços serão permitidas durante os períodos de sondagem, desde que elas sejam feitas sem ultrapassar o local dos trabalhos.

Sobre a entrada e a saída de navios, o comandante explicou que “a coordenação vai priorizar as movimentações (de embarcações) dos terminais do Armazém 27 para o fundo, durante o período de desinterdição”.

Todas as interdições foram programadas em conjunto entre a CPSP, a Dersa (empresa do Governo do Estado responsável pela obra do Submerso), a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a Praticagem de São Paulo. De acordo com a Codesp, as agências de navegação foram informadas sobre as interrupções parciais no canal.

Trabalhos

A Dersa já executa, desde maio passado, os trabalhos de sondagem no canal de navegação. Eles são feitos por um consórcio projetista e consistem na verificação das condições do solo do estuário nas profundidades em que serão instalados os módulos do túnel.

De acordo com Estanislau Marcka, coordenador do projeto da ligação submersa, as sondagens integram os levantamentos necessários para verificar as características do subsolo no canal de navegação. Segundo ele, a expectativa é de que esta seja a última vez que o canal tenha de ser interrompido para trabalhos como este.

Duas embarcações são utilizadas na tarefa. Delas, saem equipamentos que vão perfurar o solo até 50 metros de profundidade. Em seguida, serão coletadas mostras dos sedimentos dessas regiões, que serão encaminhadas para análise. Para Marcka, os serviços são uma espécie de “biópsia”, já que sedimentos são retirados para serem estudados.

Fonte: A Tribuna Online/Fernanda Balbino






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira