Receba notícias em seu email

Yanmar

Transpetro inaugura usina solar para abastecer Terminal de Belém

A Transpetro inaugurou, nesta quinta-feira (17), no Terminal de Belém (PA), sua segunda usina solar, com capacidade instalada de 300 kW e potência suficiente para suprir toda a demanda da unidade e equivalente ao consumo anual de 80 residências. Investimento de R$ 3,2 milhões, a instalação, parte do projeto 'Terminal + Sustentável', vai reduzir em 30 toneladas por ano a emissão de gases do efeito estufa (GEE) e, segundo estimativa da empresa, gerar economia de R$ 400 mil anuais na conta de energia elétrica da unidade.

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, informou que o Terminal de Belém é o segundo terminal a ter sua demanda integralmente suprida por energia solar de geração própria. O primeiro foi em Guarulhos, em São Paulo. “Essa não é uma ação pontual. As decisões que tomamos na Transpetro levam em conta a sustentabilidade, porque entendemos a necessidade de fazer escolhas que preservem o planeta”, afirmou.Segundo Bacci, os investimentos em sustentabilidade em Belém têm também um caráter simbólico. “Lançar o projeto 'Terminal + Sustentável' no Pará, que será a sede de uma das cúpulas do clima mais estratégicas dos últimos tempos, evidencia a importância que a nossa gestão dá para a sustentabilidade”, acrescentou.


PUBLICIDADE



Além da usina solar, o terminal passou a contar com sistema de captação de água da chuva com capacidade para reaproveitar até 3.600 metros cúbicos por ano. Além disso, a partir de outubro, passará a aproveitar água de chuva da bacia de contenção das esferas de armazenamento de gás liquefeito de petróleo (GLP). A estimativa é de economia de cerca de 1.300 metros cúbicos de água tratada por ano. Com essas ações, a Transpetro prevê reduzir em 40% seu consumo anual de água doce captada.

O diretor de dutos e terminais da Transpetro, Márcio Guimarães, explicou que o reuso é meta do projeto 'Terminal + Sustentável' para reduzir o consumo de água doce captada nos ativos. “Queremos aprimorar a gestão do consumo desse bem que é tão importante para o planeta”, disse. O Terminal de Belém recebe produtos dos terminais de Coari (AM), São Sebastião (SP) e São Luís (MA) e da Refinaria de Mataripe (BA). A planta movimenta diesel, gasolina, gás de cozinha (GLP), querosene de aviação e combustível usado em embarcações. Em 2024, o Terminal de Belém movimentou 2,3 milhões de metros cúbicos de combustíveis e derivados.






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira