A Unidade Administrativa Regional da ANTAQ em Belém – UARBL participou, no período de 6 a 10 de maio, de ações da Campanha de Direitos e Deveres dos Usuários do Transporte Longitudinal de Passageiros nos municípios de Santana e Macapá.
Com distribuição de cartilhas e afixação de cartazes, a ação foi realizada em conjunto com a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), Procuradoria do Consumidor do Estado e ANVISA, representada pela Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Portos, Aeroportos e Fronteiras CVSPAF/AP.
As ações tiveram como alvo dez embarcações de linhas interestaduais, que têm como ponto de partida atracadouros nas duas localidades. Também foram realizadas ações educativas em turmas do Ensino Fundamental de escolas municipais, bem como no curso da Universidade da Terceira Idade, instalado nas dependências da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Foram distribuídas 1.500 cartilhas.
“É importante que essas ações sejam expandidas para outros públicos, além daqueles que já usam o transporte”, salientou o especialista do escritório da ANTAQ em Belém, Hamilton Pessoa Picanço. Segundo o especialista, que coordenou as ações nas duas cidades, a campanha prossegue e será estendida a outras localidades dos Estados do Amapá e do Pará.
Ligada à Superintendência de Fiscalização – SFC/ANTAQ, a UARBL integra a rede de unidades regionais da Agência. Ao todo, são 14 escritórios, distribuídos nas cinco regiões do país. Na Região Norte, são três escritórios – Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).
Amazônia
Segundo levantamento que está sendo concluído pela ANTAQ, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFP), sobre o transporte fluvial na Amazônia, cerca de 12 milhões de pessoas são transportadas todos os anos em embarcações pelos rios da Região.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE