Ecobrasil

Uberaba continua sem armazenamento de grãos

Depois de uma visita a Brasília, solicitando à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a ampliação do armazenamento de grãos na cidade, o vereador Tony Carlos anunciou que a companhia não pretende realizar a ampliação da unidade de armazenamento em Uberaba. Segundo o vereador, Uberaba produz grãos para que seja esmagado em Uberlândia.
Tony explicou que a cidade de Uberaba produz mais de um milhão de toneladas de soja e setecentos mil toneladas de milho, sendo que só consegue armazenar 25 mil toneladas. O restante segue para armazenamento em Uberlândia, que irá comportar 140 mil toneladas, pois está prevista, a partir desta semana, a construção de um novo graneleiro em Uberlândia, em que serão investidos R$ 36 milhões, oriundos do governo federal, além de gerar 250 empregos diretos e 300 indiretos.
Já em relação a Uberaba, a cidade, mesmo sendo destaque na produção de grãos, continua sem uma unidade de armazenamento. De acordo com a Conab, não estão previstos projetos e nem mesmo verba para a ampliação da capacidade estática da unidade em Uberaba, pois segundo a série histórica do índice da ocupação média é inferior a 50%, não justificando a ampliação da mesma, e ainda sendo ocupada por produtos de terceiros.
Portanto, segundo o vereador, é preciso que o município cobre da União investimentos para que seja armazenado o produto produzido aqui, pois, segundo a Conab, sem uma média alta de ocupação não haverá uma ampliação da unidade, continuando a "mandar" os grãos colhidos em Uberaba para a cidade vizinha. "Tem que se mobilizar no sentido de garantir o beneficiamento dos grãos. Não adianta investir na produção se não armazenamos aqui. A mesma situação se reflete com a necessidade da construção de frigorífico", enfatiza o vereador.

(Fonte: Jornal de Uberaba/GS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira