A Vale fechou um acordo para instalar um 'mega hub' em Ras Al Khair, na Arábia Saudita, mirando a produção de até 12 milhões de toneladas de briquetes de minério de ferro por ano. A ideia é ajudar a siderurgia a diminuir emissões e avançar rumo ao net zero. Segundo Rogério Nogueira, vice-presidente executivo Comercial e de Novos Negócios da Vale, o projeto vai unir tecnologia de ponta e sustentabilidade, com impacto ambiental e econômico positivo.
A localização foi escolhida por razões estratégicas: energia abundante, boa posição geográfica e um ambiente favorável aos negócios. O projeto faz parte de um plano maior que inclui hubs no Omã e nos Emirados Árabes, todos com o objetivo de reduzir emissões e alinhar a Vale às metas climáticas globais. A Vale planeja reduzir 15% as emissões de escopo 3 até 2035, enquanto trabalha para cortar em 33% as emissões de escopos 1 e 2 até 2030
PUBLICIDADE
Nogueira destacou a relevância do empreendimento, que combinará tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para gerar impacto ambiental positivo e valor econômico. Localizado em uma região estratégica com abundância de recursos energéticos, Ras Al Khair reforça as ambições industriais da Arábia Saudita alinhadas à Visão 2030.