Receba notícias em seu email

MSC

Vale quer solucionar gargalo ferroviário em BH

O presidente da Vale, Roger Agnelli, afirmou hoje que espera iniciar "o mais rapidamente possível" as obras para a modernização da malha ferroviária na região metropolitana de Belo Horizonte. O acordo, firmado em novembro entre a companhia e o Ministério dos Transportes, prevê investimentos de R$ 137,5 milhões na região que, de acordo com o executivo, pode ser considerada o "segundo maior gargalo ferroviário do Brasil". "Queremos fazer logo a licitação e iniciar as obras o quanto antes. O dinheiro está no caixa", disse. A expectativa é de que até março de 2010 seja lançada a pedra fundamental do projeto.
Os investimentos, feitos em parceria com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), vão reduzir as interferências das ferrovias em dez bairros da região metropolitana de Belo Horizonte, a partir da eliminação de passagens em nível e da construção de três passarelas, viadutos rodoviários, dois viadutos ferroviários e uma trincheira. O pedido de licenciamento ambiental já foi protocolado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com Agnelli, o acordo vem sendo negociado entre a companhia e o governo federal desde 1992. O objetivo do projeto é facilitar a movimentação de cargas entre as regiões Sudeste e Nordeste do País, além de melhorar a ligação entre as ferrovias Centro-Atlântica e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
Agnelli anunciou também que a companhia pretende solucionar até o fim do ano a questão do tráfego de caminhões de minério de ferro pela BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. "A partir de janeiro, a Vale não vai trafegar mais pela BR-040, mas pretendemos passar por vias paralelas". Os estudos de impacto ambiental deverão ser entregues em janeiro.






PUBLICIDADE




Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira