Acordo prevê a administração do ativo pela VLI nos próximos 15 anos; obras de operacionalização do terminal terão início a partir de julho
A VLI e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias assinaram contrato de concessão do Terminal Integrador de Porto Franco, no Maranhão. O ativo estará sob administração da VLI pelos próximos 15 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco.
PUBLICIDADE
A empresa vai investir, entre obrigações contratuais, adequação e capacitação do terminal, mais de R$ 20 milhões durante o período. As obras no terminal terão início a partir do próximo mês e a previsão é de que as operações comecem no primeiro semestre de 2022. As obras para ativação do complexo devem gerar mais de 100 empregos no estado.
O ativo conta com estruturas de armazenagem e transbordo de grãos e a previsão é de elevar a movimentação de cargas na região, que a empresa já recebe de outros terminais, em mais de 30%.
Para integrar os modais, conectando a malha ferroviária aos principais portos do Norte, a VLI implementou uma solução logística que já conta com os Terminais Integradores de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; além de escoamento via Terminal Portuário de São Luís, no Maranhão. Por meio do modal ferroviário, cargas de milho, soja e farelo de soja saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, e seguem até Porto do Itaqui.