Navalshore 2024

Wilson Sons participa da primeira operação com carga total do novo berço do Porto de Itaqui

Recém-construído no terminal maranhense, o Pier 99 será dedicado à movimentação de commodities, principalmente celulose

A Wilson Sons foi responsável pelo agenciamento marítimo do navio "Pelican Arrow", do armador G2 Ocean, que realizou a primeira operação de carga completa do Pier 99, recém-inaugurado no Porto de Itaqui (MA). No total, foram embarcadas 59.002 toneladas de celulose, sendo 28.172 toneladas com destino ao Porto de La Pallice, na França, e 30.830 toneladas ao Porto de Flushing, na Holanda.

“Como o berço 99 ainda está em fase de comissionamento e homologação, existem restrições a serem consideradas para essa operação, como a coordenação com a praticagem e demais stakeholders para a realização das manobras somente durante o dia, buscando manter a produtividade aliada à segurança”, destaca André Nogueira, coordenador de Operações de Agenciamento em São Luís.

PUBLICIDADE


O novo píer foi construído pela Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do país, que exportou mais 1,6 milhão de toneladas do produto em 2021. A empresa investiu também na construção de um novo armazém, mais do que dobrando a capacidade de armazenamento de carga no porto.

“Além da exportação de celulose, o Pier 99 também é uma alternativa para operação de outras commodities, como trigo e fertilizantes, e vai contribuir para a diminuição do tempo de espera dos navios na área de fundeio’, destaca Iully Matos, agente marítimo da filial São Luís da Agência Marítima da Wilson Sons.

O Arco Norte, área onde está localizado o terminal de Itaqui, apresenta hoje grande potencial portuário para movimentação de commodities, principalmente, após a conclusão da BR-163, que liga o Sul ao Norte do país. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos da região cresceram mais de 25% de 2016 a 2021.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira