Navalshore 2024

Wilson Sons vê oportunidades para agência marítima no mercado de grãos

Aumento da produção e demanda externa aquecida devem elevar exportações em 2022, avaliam entidades do setor

Proprietária da maior agência marítima independente do Brasil, a Wilson Sons busca expandir sua oferta de serviços para exportadores e importadores do mercado de grãos. A expectativa para a próxima safra é de crescimento de 5,4%, um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior, de acordo com projeções da companhia.

“É um mercado promissor e estamos atentos às oportunidades. O Brasil é um grande produtor de grãos. Aliado a isso temos um cenário de demanda externa aquecida, com alta nos preços das commodities”, avalia Stephanie Pires, analista comercial da agência marítima. A Wilson Sons agenciou 75 navios em 2021, em nove portos, que transportaram 3.685.350 toneladas de grãos, sendo 3.150.382 toneladas para exportação e 534.968 toneladas para importação.

PUBLICIDADE

MCI


Nos dois primeiros meses deste ano, relata a analista, o destaque foi a exportação de soja, com alta de 324% em comparação ao mesmo período de 2021. Dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) mostram que o Brasil vendeu, em 2021, mais de 86 milhões de toneladas da commodity para outros países, 5,2% a mais do que em 2020. Foram exportados ainda quase 17 milhões de toneladas de farelo de soja, 0,37% acima do ano anterior.

A China é o principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro e o maior comprador de soja. “Quando falamos do mercado chinês, precisamos ser estratégicos comercialmente, tendo em vista que há alguns anos eles são um parceiro comercial forte do Brasil, principalmente no que tange à alimentos, e a cadeia logística dos grãos está inserida nesse cenário. Ter uma representante comercial chinesa é parte dessa estratégia, pois facilita o contato direto, bem como a comunicação em mandarim.”, conta Luiz Maluza, gerente comercial do agenciamento.

Para responder ao crescimento da demanda, a Agência Marítima da Wilson Sons vem se preparando. Hoje, conta com agências parceiras fora do país, que fornecem informações privilegiadas dos mais importantes complexos portuários estrangeiros. O time de Inteligência de Mercado também produz e envia semanalmente para os clientes relatórios com os números de exportação e importação de grãos de todos os portos brasileiros.

A Wilson Sons desenvolveu ainda o WS Connect, um aplicativo em que o cliente acessa todas as informações a respeito da operação (datas, condições de descarga, documentos e fotos), consulta de programação dos navios, manuais dos portos, relatórios de estatísticas de grãos, além de notícias relevantes dos terminais portuários brasileiros.

“A dinâmica do mercado de grãos demanda uma entrega constante e completa de informações, e para isso buscamos analisar a forma mais assertiva de prestar nossos serviços. Estamos sempre nos movimentando em direção às necessidades dos nossos clientes”, destaca Flávia Carvalho, gerente geral de agenciamento.

A agência marítima é a unidade de negócios mais antiga da Wilson Sons, fundada há 184 anos. A divisão está presente nos principais portos brasileiros, com 18 filiais próprias.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira