A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou que as oito áreas que serão licitadas no segundo e terceiro leilões do pré-sal, na próxima semana, deverão demandar investimentos da ordem de US$ 36 bilhões (o equivalente a cerca de R$ 110 bilhões), caso todos os blocos sejam arrematados nas duas licitações.
No segundo leilão, serão ofertadas quatro áreas unitizáveis (áreas adjacentes a campos ou prospectos cujos reservatórios se estendem para além da área concedida): Norte de Carcará, Sul de Gato do Mato e Entorno de Sapinhoá, na Bacia de Santos, e Sudeste de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos.
PUBLICIDADE
No terceiro leilão serão licitadas áreas não exploradas de Pau Brasil, Peroba e Alto de Cabo Frio Oeste, na Bacia de Santos, e Alto de Cabo Frio Central, nas Bacias de Campos e Santos.
De acordo com estimativas da autarquia divulgadas em agosto, em seis das áreas que serão ofertadas há cerca de 12,1 bilhões de barris de petróleo "in place" (no local). O volume total não se traduz em reservas, pois a maior parte desses recursos não é extraída dos reservatórios por inviabilidade econômica. A expectativa, porém, é que pelo menos 20% desse volume sejam convertidos em reservas.
No início deste mês, o secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, disse esperar que a maior competição ocorra pela área unitizável de Carcará.
Fonte: Valor